terça-feira, 1 de junho de 2010

Repensar as situações de aprendizagem, o fazere eo compreender

Os processos de ensino aprendizagem ainda são muito baseados na idéia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Piaget observou que existe uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

Projeto: uma nova cultura de aprendizagem

A pratica pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor,os recursos disponíveis,inclusive as novas tecnologias e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem Há uma necessidade de se transformar o ambiente escolar e para que isso aconteça é necessário que a reciprocidade extrapole .os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar.

Ensinar e aprender com o computador a articilação inter-trens-disciplinar

Almeida, Maria Elizabeth.A inserção do computador no processo de ensino e aprendizagem traz em sua bojo a questão da mudança da escola e da atuação do professor.Trata-se de uma no cultura educacional que se efetivará por meio de uma mudança radical da escola que vem ao encontro a uma demanda da sociedade pela formação do cidadãos com capacidade de trabalhar em equipe tomar decisões, resolver problemas. A singularidade de um projeto é que faz a diferença, pois não existe uma regra para o desenvolvimento de projetos nem um modelo ideal.

Como se Trabalha com Projetos

ALMEIDA,Maria Elizabeth,entrevista concedida a Cláudio Pucci, afirma antes de tudo é preciso não confundir atividade temática com projeto. Segundo ela projeto é algo flexível, sempre voltado para o novo. Um projeto deve sempre procurar conquistar os alunos para o tema e negociar com elas para que o efeito seja positivo no que diz respeito a aprendizagem.Elizabeth vê o projeto mais com um design, um esboço de algo que desejo atingir.Para ela, trabalhar com projetos tem sentido porque parte as questões de investigação.

Interdisciplinaridade

Ivani Fazenda, uma estudiosa da interdisciplinaridade,afirma que é uma palavra comprida e para muitos indecifrável. Sendo ela autora de 18 livros e tendo orientado mais de 50 trabalhos, debate e lança um dicionário sobre o tema. Não basta diz ela, misturar as disciplinas para obter-se a interdisciplinaridade. Não basta ser bom de conteúdo, é preciso ser belo.É preciso haver um respeito pela disciplina., desde que sejam usadas de maneira certa, no momento certo e para o aluno certo.E. segundo ela. “bendito” o professor que faz isso.Para Ivani, o desafio maior ainda é a formação do professor.

Seymour Papert (1928 ,,,)

Seymour Papert nasceu em Pretória, Africa do Sul, é matemático e um dos grandes educadores, foi um dos primeiros na história da Informática na educação preocupado com a relação entre o homem e a tecnologia e com a natureza da aprendizagem. Ele acaredita que o aluno aprende fazendo, isto é colocando a mão na massa. de tal modo que ela se sinta envolvido com a atividade que esteja desenvolvendo e construa algo que lhe seja útil.

Paulo Freire (1921 - 1997)

Paulo Freire, conforme diz Marcio Ferrari, é o mentor da educação para a consciência.autor da pedagogia do oprimido, que fala que é preciso ensinar o aluno ler o mundo para poder transformá-lo´.Paulo Freire foi o mais célebre dos educadores brasileiro , com atuação e roconhecimento internaccionais. Na escola antiga, conservadora, procurava acomodar os alunos ao mundo existente. a educação que defendia tinha a intenção de inquetá-los.Não transmitir para criar mas possibilitar a criação ou produção do conhecimento. Paulo Freire era formado em direito mas rumou sua vida para o mogistério.