quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROJETOS

PROJETOS

Lev Semenovitch Vygotsky – 1896 – 1934

A obra de Vygotsky que mais ganhou destaque no mundo foi aquela que ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela psicologia nos tempos atuais.
Frase de Lev Vygotsky : “ O saber que não vem da experiência não é realmente saber”
/” O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa
Foi através de muitas leituras já desde cedo que Vygotsky ampliou e consolidou seu vasto conhecimento. A psicologia foi a área que mais se dedicou e aprendeu pelas muitas leituras que fez, mesmo sabendo-se que ele iniciou a faculdade de medicina mas acabou cursando e concluindo a faculdade de direito.
A morte levou a vida muito cedo daquele que deixou sua marca nas obras, onde a parte mais conhecida converge para o tema da criação da cultura.Os estudos sobre o desenvolvimento intelectual é parte que mais interessa aos educadores, onde ele atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo e é por isso que a corrente que se originou de seu pensamento ´e chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Segundo Piaget e outros pensadores, cabe à escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno.Mas de acordo com Vygotsky é ao contgrário, pois o primeiro contato da criança com novas atividades , habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento , a criança “se apropria “ dele , tornando-o voluntário e independente.
Ainda conforme Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque ,na relação entre aprendizado e desenvolvimento,o aprendizado vem antes. È justamente a isso que se refere um de seus principais conceitos , o de zona de desenvolvimento proximal.que seria a distancia entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender. Resumindo, zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela esta perto de conseguir fazer sozinha.
Um modo novo de aproximar essas formas de aprender, talvez, acredito, seja o de se trabalhar com projetos, onde o educador possa identificar novas habilidades , novas atividades ou novas informações e traçar juntamente com os alunos as estratégias para atingir os objetivos.
A Teoria Histórico/Cultural – Histórico/Social, na História tem origem no Materialismo Histórico e parte dos pressupostos de que tudo tem origem nas relações sociais, onde a idéia e matéria são dimensões indissociáveis da mesma realidade.
A consciência humana não é inata, é produção humana. O sujeito do conhecimento é um sujeito socialmente determinado,portanto síntese das relações sociais da sua época, onde a linguagem tem papel determinante na formação da consciência humana.
Em relação ao conhecimento, conforme Vygotsky, ele é fruto das relações
humanas onde a mediação humana detecta os níveis de Desenvolvimento Real, que já realiza de forma autônoma,Nível de Desenvolvimento Potencial, que constitui-se no vir a ser, e Zona de Desenvolvimento Proximal, onde incide a aprendizagem mediada pelo sujeito mais experiente.
O desenvolvimento está intimamente ligado à aprendizagem porque é ela que provoca o desenvolvimento em uma complexidade dialética, onde desenvolver-se é crescer qualitativamente na utilização de instrumentos mediadores .
Vygotsky elaborou o conceito de Produção do Conhecimento,que para ele a Linguagem constitui-se em um artefato cultural, responsável pelo desenvolvimento das funções Psicológicas Superiores , organizadora do pensamento,fator primordial para que aconteça a relação entre aprendizagem e desenvolvimento.

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